Seja bem-vindo ao nosso blog. Faça comentários, envie e-mails com sugestões e dicas. Sua ajuda é muito importante.

A língua de Cristo

terça-feira, 3 de julho de 2007


O aramaico é uma antiga língua da família semita, que inclui também o árabe e o hebraico. Realmente existe boa influência do aramaico nessas duas línguas. O alfabeto hebraico é chamado de “Ashuri”, o nome hebraico para a palavra “Assírio”. Fazendo menção a Ashur, neto de Noé, filho de Sem (Semita). O termo “aramaico” faz menção a Aram, quinto filho de Sem.
As inscrições mais antigas em aramaico que se tem notícia datam do século IX a.C. Numa incrível onda de expansão, o aramaico espalhou-se pela Palestina, Síria e boa parte da Ásia e Egito, substituindo muitas línguas, entre elas o acadiano e o hebraico. Durante um período de mais ou menos mil anos, que começou com a expansão Assíria pelo oriente Próximo, o aramaico tornou-se uma espécie de língua oficial na região.
Apesar da influência helenística que se seguiu às conquistas de Alexandre Magno, o aramaico permaneceu como língua oficial dos povos conquistados na Palestina, Síria, Mesopotâmia e adjacências, dando espaço apenas para o árabe no século IX d. C. – dois séculos depois da conquista islâmica de Damasco 633 a.C. e Jerusalém 635 a.C., respectivamente.
Durante o período seleucida, o aramaico deixa de ser uma língua uniforme. Vários dialetos se formam devido às influências regionais de pronuncia e vocabulário. Com o tempo, esses dialetos tornaram-se línguas, devido ao aumento dessas diferenças de pronuncia e vocabulário, mas ainda mantendo uma certa similaridade entre elas.
O aramaico pode ser classificado em cinco períodos: Aramaico antigo (925-700 a.C.); Aramaico “Oficial” (700-200 a.C.), quando a língua ainda era uniforme; Aramaico Médio (200 a.C. – 200 d.C.); Aramaico Tardio (200-700 d.C.) e Aramaico Moderno (700 d.C. aos dias de hoje).Os gregos chamam o aramaico pelo nome de Siríaco. Este termo vem sendo usado no Ocidente, mas no Oriente a língua ainda é conhecida pelo seu nome original “Lishana Aramaya” (Língua Aramaica). O aramaico moderno oriental tem dezesseis dialetos, falados por cristãos e judeus. O aramaico moderno ocidental é ainda falado em três vilas ao norte de Damasco. O aramaico moderno e seus vários dialetos são falados, atualmente, em alguns locais do Iraque, Irã, Síria, Israel e Líbano.

2 comentários:

Menestrino disse...

Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, curto, bom de ler, não é cansativo.
Parabéns