Seja bem-vindo ao nosso blog. Faça comentários, envie e-mails com sugestões e dicas. Sua ajuda é muito importante.

Madrelingua

sexta-feira, 17 de agosto de 2007


Já dissemos aqui, que as línguas se difundem em função de diversos fatores e que essa difusão se dá de forma lenta e gradual. Migrações em busca de alimentos ou terras férteis, através de guerras, das conquistas e da colonização, através do comércio, etc, ou mesmo da combinação de tudo isso.
O latim é um exemplo de língua difundida pela conquista. Durante os séculos em que o poder de Roma se estendeu por quase todo o mundo conhecido – ou pelo menos o mundo conhecido pelos romanos –, as legiões, o pessoal administrativo, os comerciantes e mulheres que seguiam os exércitos romanos em colônias através da maior parte da Europa, desenvolveram uma gíria que se misturou com algumas línguas nativas de cada localidade em que chegavam, transformando-se, dentro de algum tempo, no francês, no espanhol, no português, no italiano, no romanche (falado no sudeste da Suíça) e no romeno, sendo as duas últimas batizadas em homenagem a Roma.
Antes mesmo de as novas línguas latinas, ou românicas, tivessem totalmente suplantado o latim na Europa, o próprio latim foi falado como língua mundial por um período de tempo superior ao de qualquer outra antes ou depois dele.
As novas línguas latinas ou românicas muitas vezes adotavam a gíria dos acampamentos militares em vez da palavra latina correta. Caput era “cabeça” em latim, mas os legionários, de maneira brincalhona, utilizavam o nome de uma panela redonda, testa, para “cabeça”. Essa gíria da antiguidade entrou no francês como tête e no italiano como testa.Por causa da longa ocupação romana da Inglaterra, das invasões e da colonização germânicas que se seguiram e da conquista normanda em 1066, o inglês está lingüisticamente a meio caminho entre as línguas latinas e germânicas. Milhares de palavras derivadas do latim entraram para o inglês. Embora um romano antigo talvez ficasse perplexo com sua aplicação, teria facilidade em reconhecer palavras como: item, salary, deficit, propaganda, testimony, etc...