Seja bem-vindo ao nosso blog. Faça comentários, envie e-mails com sugestões e dicas. Sua ajuda é muito importante.

Rongorongo!

domingo, 16 de março de 2008


A Ilha de Páscoa é repleta de mistérios. As estátuas gigantes que circundam a ilha intrigam os pesquisadores, bem como o povo que as construiu. Porém, este está longe de ser o maior mistério desta enigmática ilha. Lá existe a Escrita Rongorongo.

Uma escrita pictográfica, entalhada em tabuletas de madeira e em outros artefatos da ilha. O sistema não existe nas ilhas vizinhas. Existe quem diga que essa escrita foi criada pelos nativos, numa tentativa de imitar o sistema introduzido pelos espanhóis no século XVIII, por volta de 1770. Os colonizadores decidiram que a escrita fazia parte do paganismo popular e devia ser banida junto com outras tradições "heréticas". Os missionários obrigaram os nativos a destruir a tábuas que continham a escrita.

Em 1864, um padre chamado Joseph Eyraud, o primeiro não polinésio residente na ilha registrou o Rongorongo. De acordo com Eyraud: "Em todas as casas pode-se encontrar tabuletas de madeira e outros objetos com a escrita hieroglífica." Apesar de seus esforços, Eyraud não conseguiu encontrar alguém que pudesse traduzir os textos. O povo temia tratar do assunto por causa das proibições dos missionários.

Recentemente, foi veiculado que o Dr. Steven Roger Fischer conseguiu decifrar o Rongorongo. Confira aqui um artigo do Dr. Fischer a respeito do seu trabalho com o Rongorongo.

Contudo, esse não é o mistério da ilha. Seu maior mistério está na semelhança entre seu sistema de escrita e o encontrado em escavações nas cidades de Harappa e Mohenjodaro, no vale do Indo, no Paquistão. Estas cidades estão abandonadas há milhares de anos. As inscrições estavam presentes em selos encontrados nas escavações. Os caracteres são tão semelhantes que parece impossível, ao contrario do que afirmam alguns lingüistas, que sua semelhança seja mera coincidência. Confira aqui.

7 comentários:

Taynée Mendes disse...

Nossa muito interessante seu blog! Vou adicionar o link ao meu, ok?

Babel - Administrador disse...

Ok!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.

Sonia Regly disse...

Gostei muito do seu espaço.Cheguei até aqui, através de Blogs de amigos.Visite o Compartilhando as letras. www.compartilhandoasletras.blogspot.com

Sonia Regly disse...

Inovador, alegre, atual,interessante.voltarei outras vezes.

PresqueFrançais disse...

E assim devem existir muitos outros sistemas de escrita que ainda não foram decifrados...

Estudo com Layana na UFRN, mas faço Francês. Também tenho um blog onde escrevo em italiano, inglês e francês, pra treinar minha escrita que não é boa. Dê uma passadinha por lá, vou adicionar o seu como link.

Valeu! =]

Meu Tour disse...

Muito bom saber sobre este lugar e principalmente sobre o autor do blog.